Hoje vamos falar brevemente sobre o endomarketing, digamos que seja o marketing que se volta "para dentro” ele existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno e com isso atrair e reter os clientes externos.
Normalmente se treina e motiva de forma bem eficiente os colaboradores da empresa com o publico alvo e com todo o pessoal de apoio nos serviços, de modo a trabalhar uma equipe para proporcionar a satisfação do cliente.
É um tipo de marketing voltado primeiro para o funcionário, pois um elo insatisfeito com certas condições de trabalho e com os produtos da empresa também irá fazer uma contra-propaganda e cada vez mais isso se multiplica para fora da empresa, causando uma enorme sensação de descontentamento, além que esse aspecto fica visível no semblante dos funcionário.
Uma empresa que faz um endomarketing proporciona satisfação aos colaboradores e com isso passam a "vendê-la" para o cliente externo de uma forma mais espontânea e mostrando vida ao produto ou serviço além de mostrar com toda clareza que aquele produto ou serviço é o que o cliente realmente está procurando ou precisando.
O endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa. A confiança do público interno como o externo, alem que o funcionário passa a saber a sua importância no lugar onde trabalha e da sua própria importância, que nem na foto acima, valorizaram o funcionário sempre e hoje em dia ele é alto confiante e sabe o que quer uahuahauahua.
As empresas as vezes ficam tao precupadas em satisfazer o cliente externo que esquecem que o publico interno faz parte da imagem da empresa. Valorizar e estimular seus funcionarios auxiliam na reputação da empresa e, consequentemente, atrai mais clientes. Muito bom!!
ResponderExcluirkkkkkkk é cada imagem que tu coloca, sei nao viu =D
ResponderExcluir