quarta-feira, 1 de junho de 2011

MARKETING SENSORIAL


Desde de cedo já começamos a utilizar nossos sentidos para identificar as coisas e após algum tempo passamos a utilizar todos os sentidos: a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato só que de maneiras mais apurada e aguçada.
Muitas vezes esses sentidos nos fazem ser responsáveis por nossas decisões e isso pode estar relacionadas tanto ao dia-a-dia quanto ao consumo.

O Marketing Sensorial é um marketing que não exige um investimento muito alto, é uma estratégias que analisa o comportamento do cliente e suas emoções visando criar um vínculo emocional entre quem está comprando e quem vende, entre o produto e os consumidores.
Tende a conquistar o espaço de vendas, pois cativa e transforma o consumo como algo de extrema necessidade que será envolvente e marcante ao consumidor, utilizando fatores que vão aguçar nossos sentidos , um grande exemplo de marketing sensorial é um shopping de grande porte localizado em Boa Viagem, ele possui um cheiro único que só esse estabelecimento possui.
Seus resultados são mais práticos e a curto prazo além de destacar o estabelecimento como único criando um vinculo com o cliente.

No marketing sensorial pode-se utilizar os cinco sentidos, intao nunca deve-se utilizar poluição visual para não confundir o público-alvo, nunca usar musicas ou sons exagerados, pois o volume deve ser ideal e principalmente deve se parecer com o perfil do cliente.
Os produtos deve ficar em alcance do consumidor, pois o brasileiro parece que nunca viu nada, adora dá uma pegar nos produtos, observa com a mão e se quizer que o ambiente tenha um cheiro caracteristico nunca exagere, pois pode afastar seus clientes.
E por último se a mulher quiser ganhar o seu futuro marido pelo paladar faça que nem minha bizavó rsrsrsrs, primeiro aprenda a cozinhar, ou melhor hoje em dia quase nenhuma mulher sabe, pois já conhece os delivery rsrsrs, mas mesmo assim comece uma faculdade de gastronomia para conquista-lo pelo estomâgo rsrsrsrs.

Intao vai ai a dica da semana: sempre utilize o marketing sensorial em sua vida, pois a vida é fácil de ser vivida mas quem complica é o ser humano.

3 comentários:

  1. é mesmo tem estabelecimentos que tem cheiros caracteristicos, nunca tinha reparado isso.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma loja no shopping que vende o aroma que usa, devido ao sucesso que seu cheiro faz.

    ResponderExcluir
  3. É interessante esse marketing sensorial, mas as vezes é bom tomar cuidado certos segmentos para que em vez de atrair, esses cheiros característicos possam afastar os clientes. Como tudo na vida há contrapartida =D

    ResponderExcluir