quarta-feira, 15 de junho de 2011

O COMPORTAMENTO DOS "VENDEDORES" OU MELHOR DOS TIRADORES DE PEDIDOS


Hoje vamos analisar o atendimento de algumas lojas ao consumidor e o que leva o consumidor a comprar algo ou entrar em algum estabelecimento?
Normalmente o motivo de uma compra se alia a alguns fatores como o impulso, a vontade de comprar, a necessidade, o bom atendimento, o desejo e um dos principais fatores que não pode ser esquecido é a curiosidade, pois a curiosidade já vem de berço, e todo consumidor é muito curioso, gosta de conhecer o que está comprando e tem vontade de está antenado e conhecer tudo ao seu redor.
Mas o que seria cada fator na decisão de uma compra? O Impulso algo repentino, ao instante, já a vontade é o querer aliado ao impulso, a necessidade será algo para suprir a vontade da realidade a necessidade do dia a dia e o desejo é a sofisticação da necessidade é a junção efetiva desses fatores para suprir o seu próprio ego.
Mas como todas as nossas postagens são relacionadas à coisas que também tem haver com o dia a dia, fomos a um shopping LOCALIZADO NO BAIRRO DE BOA VIAGEM e ficamos abismados com o tratamento dos vendedores de algumas lojas de calçados, em uma das lojas parecia distribuição de Cosme Damião, ou melhor pesque e pague com o cartão dos nomes deles.
Como é que se oferece um cartão só por oferecer, é o pesque e pague? Não fala do produto, não convida para entrar na loja, compre, compre e compre, já em outra loja, pensamos que os vendedores eram os seguranças da loja.
Era um do lado do outro fazendo barreira e você entra na loja e eles nem ai, tudo bem que calçado seja uma venda rápida, mais pelo menos que certos vendedores façam com que agente consumidor ache que está sendo legal comprar no estabelecimento e tal objeto de consumo.
Apesar que não aconteceu isso em todas as lojas do shopping, algumas tinham o atendimento maravilhoso, os vendedores mostrando que entendiam do produto e que não eram tiradores de pedidos.
 Mas  em certas lojas os “vendedores” tratam alguns consumidores como lixo, será que é falta de treinamento ou será  uma mente medíocre? Na média, que não quer ser o melhor ou que esteja a frente do concorrente, pois hoje em dia todo cliente tem seu potencial e são vários seguimentos do mesmo tipo ao seu lado.
A facilidade de credito é enorme e qualquer pessoa pode ter um cartão de credito e mesmo que não tenha aquela condição financeira, pode dividir em milhares de vezes e suprir todas as suas curiosidades, vontades, necessidade e desejos.
Pois um bom atendimento cativa o cliente, ele pode ate não comprar naquele instante, mas se lembrará da loja e do vendedor que satisfez sua curiosidade e lhe mostrou tudo direitinho tirando todas suas dúvidas e atendendo suas vontades, necessidades e desejos do consumidor.
Mas como diz o ditado “quem ver cara não ver coração”, e quando se trata do cliente o vendedor deve esquecer da cara e do coração, pois você não sabe a vontade que o bolso do seu cliente possui, pois mesmo não comprando, a igualdade deve ser para todos.

APOIO AO BLOG E AO SITE(http://www.plantaomkt.com/) :


Nenhum comentário:

Postar um comentário